Bem Vindos

Caros confrades:

Em primeiro lugar, queremos felicitar todos os confrades. fotografia grao mestre

Em segundo lugar, queremos manifestar um reconhecimento , sentido, para todos os confrades, que no dia 10 de novembro de 2007, ( e que eram 29, como é do conhecimento de todos ) se uniram e reuniram para oficializar a constituição da associação da confraria ibérica da castanha.

Em terceiro lugar um agradecimento , para a anterior direção e respetivos órgãos , tendo feito um trabalho com sentido de responsabilidade e dever cumprido .

Assim sendo cabe a esta confraria estar na vanguarda, assumindo cada vez mais um papel principal e ativo , com uma preocupação de proximidade entre todos os agentes intervenientes no processo da castanha e do castanheiro, desde a sapiência do agricultor e produtor, até á litracía do conhecimento científico .

Queremos com isto dizer, que estaremos atentos e despertos.
Queremos uma confraria , particularmente participativa e pro-ativa, onde todos juntos seremos poucos para elevar a prossecução que nos move, com sentido de elevação , dedicação , e respeito por todos. Este é o nosso compromisso.
Queremos trabalhar com todas as instituições , concentrados num só objectivo que será: trabalhar com as pessoas e para as pessoas para a valorização da fileira da castanha e do castanheiro .
Queremos com isto reiterar o nosso compromisso de honra, no, sentido de caminharmos em conjunto.

Obrigado a todos os confrades e saudações cordeais

O Grão Mestre

Paulo Hermenegildo

Objectivos / Missão

A Confraria Ibérica da Castanha, foi constituída a 10 de Novembro de 2007, tendo como missão "promover tudo o que, direta ou indiretamente, possa contribuir para o desenvolvimento da fileira da castanha, na vertente da produção, transformação, investigação científica e tecnológica, da gastronomia e da cultura", "a defesa e conhecimento das suas qualidades e para o aumento do seu consumo".

A Confraria Ibérica da Castanha foi constituída para ser mais do que uma mera agremiação de confrades que, à volta do produto "castanha", confraternizam, pretendeu-se, no acto estatutário, dar-se à Confraria um papel activo na criação de condições para a afirmação e sustentabilidade da fileira da castanha, desde a produção ao consumo e, ao localizar a sua sede em Bragança, aproveitar o potencial dos valores e interesses de alguma forma ligados a esta fileira para, a partir deles gerar um conjunto de atos e ações de que pudessem trazer valia económica para os produtores, os comerciantes, os industriais, a restauração, a própria cidade e as populações das regiões onde esta atividade se desenvolve.

A dar-lhe um âmbito ibérico, assumiu-se a ambição de dar não só a esta Confraria um papel agregador de todas as instituições e organizações que, pelo menos a nível ibérico e a qualquer título, estão preocupadas com a problemática do castanheiro e dos diversos valores de uso e mercado que a partir dele se geram e em que a castanha assume papel primordial.

Temos como visão para a Confraria Ibérica da Castanha, que esta se afirme e consolide como um Centro dinamizador e promotor da fileira da Castanha, no conjunto dos seu produtos, valores ou serviços, do qual possam resultar mais valias acrescidas para todos os agentes envolvidos, as regiões produtores e em particular Bragança. 464003

Confraria

A Associação para a Confraria Ibérica da Castanha é uma pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos. Rege-se pelos seus Estatutos e pelas regras e normas definidas no Regulamento Interno, assim como pelos demais procedimentos instituídos no Livro de Usanças.

A Confraria Ibérica da Castanha e tem por objecto promover tudo o que, directa ou indirectamente, possa contribuir para a defesa e promoção e valorização da cultura do castanheiro e dos seus produtos e serviços de uso, em particular o desenvolvimento da fileira da Castanha, na vertente da produção, transformação, investigação científica e tecnológica, da gastronomia e da cultura. Promoverá a defesa e conhecimento das qualidades e serviços de produto e valor gerados da cultura do castanheiro, das suas diversas utilizações, contribuindo para sua diversificação e em particular para o aumento do consumo da castanha, promovendo tudo aquilo que, estando ao seu alcance, seja sinérgico com os seus próprios fins.

 

Regulamento Interno

Estatutos